As Mentiras de Usopp que se Tornaram Verdades em One Piece: Coincidência ou Profecia?

As Mentiras de Usopp que se Tornaram Verdades em One Piece: Coincidência ou Profecia?

O mentiroso mais amado do bando

Em um mundo onde coexistem pessoas metalúrgicas, espadachins cegos e renas falantes, Usopp se destaca não pelos seus poderes, mas pelas suas histórias — muitas das quais começam como mentiras descaradas e acabam virando realidade. Desde sua introdução em One Piece, Usopp se firmou como o contador de lorotas mais criativo e específico da tripulação dos Chapéus de Palha. O que era para ser apenas uma característica econômica do personagem, virou uma manifestação dentro da obra: suas mentiras frequentemente se tornam eventos concretos no futuro.

Veja Também: My Hero Academia: Vigilantes — Conheça os dubladores brasileiros

Mentiras que viraram a realidade ao longo da história

A primeira grande “profecia” surgiu quando Usopp gritou todos os dias que piratas estavam atacando a vila. Ninguém levou a sério, até que isso realmente aconteceu com o plano de Kuro para eliminar Kaya. O mais simbólico? Mesmo com a verdade, ninguém acreditou — um reflexo perfeito do “Menino que Gritava Lobo”.

Outra mentira foi clássica a do peixe-dourado gigante cujas fezes deixavam ilhas. Mais de 100 capítulos depois, Little Garden nos apresenta um peixe desse tipo, com exatamente essas características.

A sequência continua com a lendária toupeira gigante — que aparece como Miss Merry Christmas em Alabasta —, a terra dos anões (os Tontatta), e os parentes dos peixes gigantes que servem de comida por meses, como Usopp disse.

Em Thriller Bark, Usopp inventa que um cão era um Cerberus. Mais tarde, um animal com três cabeças, chamado de Cerberus, aparece de verdade. Depois, ainda temos o caso do dragão, inventado quando eles perseguiram um lagarto e que se tornou realidade com a chegada a Punk Hazard.

Veja Também: Mangá de Spirit Hunter: Death Mark II é anunciada e estreia em 2 de maio

Já em Drum, Usopp mencionou que escalou uma montanha enfrentando pássaros gigantes. Coincidência ou não, Chopper mais tarde enfrentou essa situação exata no Reino de Torino.

E não para por aí: a mentira da “bela espadachim que trouxe carne” se concretiza com Rebecca em Dressrosa, que alimenta Luffy. Detalhe: a mentira era para acordar Luffy, Sanji e Zoro — e funciona.

A linha tênue entre exagero e profecia

Algumas mentiras de Usopp beiram o exagero de suas próprias habilidades. Ele será capaz de acertar qualquer alvo com o canhão — e mais tarde se provará como um dos melhores atiradores da obra. Além disso, menti que possuía Haki. Resultado? Em Dressrosa, Usopp desperta o Haki da Observação, salvando Luffy e Law com um tiro absurdo a longa distância.

Outro caso emblemático é o dos “8000 seguidores”. Usopp usava isso para amedrontar inimigos, mas com o tempo, acumulando admiradores como os gigantes Broggy e Dorry, os anões Tontatta e até os mesmos habitantes de Dressrosa, que o chamaram de “Deus Usopp”. Ninguém sabe ao certo o número de seus “seguidores”, mas que há um culto em torno dele, isso é inegável.

Futuro promissor para Usopp?

Com tantas coincidências (ou específicas?), muitos fãs especularam se Eiichiro Oda planejava isso desde o início. Outros acham que é só o bom e velho “Oda sendo Oda”. Mas uma coisa é certa: a jornada de Usopp está longe de acabar. Ainda há mentiras em aberto, como a do remédio que cura todas as doenças, sonhada para sua mãe e depois considerada por Chopper.

Veja Também: My Hero Academia: Vigilantes – Calendário completo de episódios e o que esperar do novo spin-off

animeCrunchyrollone pieceusopp